sexta-feira, 20 de maio de 2016

Apresentação do Blog

Este blog foi elaborado por alunas do sexto semestre de pedagogia da FMU – Faculdades Metropolitanas Unidas. Temos por objetivo auxiliar, estudantes de pedagogia.  Nele apresentaremos : Trabalhos de Conclusão de curso, livros, slides, fotos , slides e vídeos, que foram confeccionados no decorrer  do nosso curso em todas as disciplinas.
Nosso grupo é formado quatro jovens senhoras que resolveram estudar após ter percorrido várias etapas da vida. Nossa perspectiva como educadoras é contribuir  na formação de crianças e jovens para que se tornem pessoas pensantes, críticos, capazes e ativos, que possam no futuro se tornar homens de bem.
Você também encontrará outros trabalhos que foram cedidos gentilmente pelos  demais grupos de nossa sala, aos quais agradecemos grandiosamente.

Esperamos que gostem e que seja de muita utilidade. 

Biografia de Sebastião Salgado - Fundamentos Teo-práticos de Geografia

Sebastião Ribeiro Salgado é fotografo, brasileiro , nasceu na cidade de Aimorés, em Minas Gerais, no dia 8 de fevereiro de 1944. Ele é o único filho do sexo masculino, entre nove irmãs. Graduado em Economia na capital do Espírito Santo, Vitória, pós-graduou-se na Universidade de São Paulo, na USP. Como economista, ele trabalhou no Ministério da Economia, em 1968.
Devido às perseguições políticas empreendidas pela Ditadura Militar, ele foi obrigado a buscar asilo político em Paris, em 1969. Deste modo , completou o doutorado em Economia, em 1971. Voltando para o Brasil, ele atuou na Organização Internacional do Café, em 1973, como especialista na fiscalização de plantações africanas. Assim, ao completar 29 anos, em uma viagem à África, levando consigo uma máquina fotográfica de sua esposa, Lélia Wanick Salgado, ele teve seu encontro definitivo com a fotografia.
Sebastião descobre no trabalho fotográfico a melhor forma de enfrentar os acontecimentos planetários, principalmente em seus aspectos econômicos. É seguindo por este caminho que ele se transforma em um dos principais e mais venerados fotógrafos da atualidade, no campo do fotojornalismo. Desde os primeiros momentos ele se dedicou a retratar os excluídos, os que se encontram à margem da sociedade.
Adepto das fotos em branco-e-preto, voltou para Paris, em 1973, aí dando início à sua trajetória nesta nova profissão.
Seus primeiros trabalhos foram realizados como ‘free lance’, abordando desde o clima seco no perímetro africano de Sahel de Níger, a imigrantes assalariados europeus. Sebastião passou pelas principais agências fotográficas da Europa – a Gamma, em 1974, registrando imagens sobre a Revolução dos Cravos, em Portugal;
a Sygma, de 1975 a 1979, através da qual ele transitou por mais de vinte países, fazendo a cobertura dos mais variados acontecimentos; a Magnum Photos, em 1979, cooperativa instituída por Robert Capa e Henri Cartier-Bresson, entre outros fotógrafos, na qual realizou a fantástica sequência de fotos documentais sobre camponeses latino-americanos, durante sete anos. Este registro deu origem ao seu primeiro livro, Outras Américas, lançado em 1986.
O próximo tema a que ele se dedicou, de 1993 a 1999, foi o da emigração massiva de pessoas no mundo todo, dando origem à obra Êxodos e Retratos de Crianças do Êxodo, de 2000, ambos alcançando grande sucesso mundial. Um ano depois, no dia 3 de abril, o fotógrafo foi indicado para ser representante especial do UNICEF. Ele já publicou pelo menos dez livros e realizou inúmeras exposições, conquistando os prêmios mais importantes neste campo e honrarias recebidas na Europa e na América.
Referências Bibliográficas
FAYGA, O. Universos da Arte. 9ª ed., Rio de Janeiro: Campus, 1991.
SALGADO, S. As melhores fotos a The best photos. São Paulo: Boccato, 1992.
www.terra.com.br/sebastião salgado, 11/05/2004.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Sebastião_Salgado
http://www.netsaber.com.br/biografias/ver_biografia_c_985.html

Análise Do Livro Didático- Fundamentos Teo-práticos de Geografia

Qual O Ciclo Escolhido ?
R: 4º Ano Do Ensino Fundamental I – Segundo Ciclo
2- Quem É O Autor?
R: Fernando Carlo Vedovate - Renata Soares Rodrigues
3- Editora?
R: Cia Editora Nacional
4- Quais Referencias Utilizadas Pelo Autor Para Escrever O Livro?
R: Anexo 1
5- Qual a visão do autor em relação a metodologia utilizada?
R: Acreditamos que seja uma visão construtivista, pois o construtivismo propõe que o aluno participe ativamente do próprio aprendizado, mediante a experimentação, a pesquisa em grupo, o estimulo a dúvida eo desenvolvimento do raciocínio, entre outros procedimentos. A partir de sua ação, vai estabelecendo as propriedades dos objetos e construindo as características do mundo. E o livro oferece, pesquisas ,jogos, brincadeiras, etc.;
6- O livro apresenta influencia ideológicas? Quais?
R: Sim! Piaget e vigotsky Piaget – A Teoria obriga o aluno a participar de seu próprio aprendizado Vigotsky -A Teoria Sociocultural enfatiza o papel dos diálogoscooperativos entre as crianças e os membros mais instruídos dasociedade no desenvolvimento. Ele acredita que a pesquisa de campovaloriza o conhecimento do aluno.;
7- Observe o conteúdo, o que traz para o trabalho em sala de aula.R: O autor trabalha com temas fundamentais como:
 Paisagens Natural e modificadas;
 Campo e cidade;
 População Rural e Urbana do Brasil;
 Integração entre Campo e Cidade;
 Festas populares;
 Administração de municípios;
 Estudo de plantas – Áreas urbanas e rural;
 Etc..Achamos que os textos são claros, objetivos o conteúdo estaadequado e propões uma visão crítica e reflexiva.
8- Quanto a sua organização, ilustração, mapas, observem se ajuda a configuração de informações coerentes para as crianças, dentro de uma lógica onde exista ordem dos fatos.
R: Acreditamos que sim. O livro é bem ilustrado , não tem muito conteúdo. O professor poderá trabalhar com calma e elaborar muitas atividades para que as crianças assimilem o conteúdo com facilidade e aprendam o que esta sendo proposto.
9- Na opinião do grupo os temas abordados atendem seus objetivos como educadores dentro da sala de aula.
R: Verificando o PCN de Geografia, chegamos a conclusão que o livro atende sim nossos objetivos, pois seu conteúdo está dentro da propostado PCN.10- O livro trabalha com a realidade social, cultural e histórica das crianças.
R:: Acreditamos que sim, pois aborda assuntos do dia-a-dia. Fala sobre a vida no campo e na cidade.
Livros Paradidáticos1
- Observe se o texto é amplamente trabalhado, ou seja, favorece a interdisciplinaridade como apoio para as demais disciplinas.
R: Analisando os textos do livro vimos que são claros ,objetivos, eque poderá dar suporte para outras disciplinas, como: Português,matemática, história, Artes, Ciências, pois as atividades são dinâmicas, do agrado dos alunos.
“O livro didático é um instrumento para o professor, pois é nele queestá a fonte do conhecimento tanto para quem ensina quanto paraquem aprende, contribui para o desenvolvimento e aprendizagem dasociedade, ele não é um livro perfeito que contem todas as resposta,o conteúdo exposto no livro é somente para direcionar o trabalho do profissional”
O Livro paradidático, é o livro que serve para assessorar os professores trazendo conhecimentos específicos como por exemplo os romances, livros de pesquisas etc.
PCN de Geografia
• conhecer a organização do espaço geográfico e o funcionamento da natureza em suas múltiplas relações, de modo a compreender o papel das sociedades em sua construção e na produção do território, da paisagem e do lugar;
• identificar e avaliar as ações dos homens em sociedade e suas conseqü- ências em diferentes espaços e tempos, de modo a construir referenciais que possibilitem uma participação propositiva e reativa nas questões socioambientais locais;
• compreender a espacialidade e temporalidade dos fenômenos geográ- ficos estudados em suas dinâmicas e interações;
• compreender que as melhorias nas condições de vida, os direitos políticos, os avanços técnicos e tecnológicos e as transformações socioculturais são conquistas decorrentes de conflitos e acordos, que ainda não são usufruídas por todos os seres humanos e, dentro de suas possibilidades, empenhar-se em democratizá-las;
• conhecer e saber utilizar procedimentos de pesquisa da Geografia para compreender o espaço, a paisagem, o território e o lugar, seus processos de construção, identificando suas relações, problemas e contradições;
• fazer leituras de imagens, de dados e de documentos de diferentes fontes de informação, de modo a interpretar, analisar e relacionar informações sobre o espaço geográfico e as diferentes paisagens;
• saber utilizar a linguagem cartográfica para obter informações e representar a espacialidade dos fenômenos geográficos;
• valorizar o patrimônio sociocultural e respeitar a sociodiversidade, reconhecendo-a como um direito dos povos e indivíduos e um elemento de fortalecimento da democracia.
Referências Bibliográficas
PAIS, Luis Carlos. Transposição Didática. In: MACHADO, Silvia Dias Alcântara (Org.). Educação Matemática: uma (nova) introdução. 3. ed. (revisada). São Paulo: EDUC, 2008. p. 11-48.
PIMENTA, Selma Garrido. A Didática como mediação na construção da identidade do professor – uma experiência de ensino e pesquisa na licenciatura. In: ANDRÉ, Marli. E. D. A.; OLIVEIRA, Maria Rita N. S. (Org.). Alternativas no Ensino de Didática. 9. ed. Campinas: Papirus, 2008.
VALENTE, Wagner Rodrigues. Positivismo e Matemática Escolar dos Livros Didáticos no Advento da República. São Paulo: Fundação Carlos Chagas – Cadernos de Pesquisa nº. 109, p. 201-212, março/2000.
VEIGA, Ilma Passos Alencastro. A prática pedagógica do professor de Didática. 2. ed. Campinas: Papirus, 1992.

CORES PRIMÁRIAS E SECUNDÁRIAS - LIBRAS

PLANO DE AULA - EM LIBRAS
DISCIPLINA: ARTES
TURMA: ENSINO FUNDAMENTAL I (3º ANO)
A) TEMA: “CORES PRIMÁRIAS E SECUNDÁRIAS”
B) OBJETIVO GERAL
Possibilitar aos alunos oportunidade de ampliar o vocabulário em Libras, por meio das cores, primárias e a mistura das cores, obtendo as cores secundárias, para melhor aquisição de conhecimentos na comunicação e apropriação da língua de sinais.
 Identificar as cores primárias básicas: vermelho, amarelo e azul;;  Reconhecer os nomes e sinais das cores por meio de
cartazes com cores  Observar e perceber as cores apresentadas
 Observar a mistura das cores para adquirir cores secundárias.
C) METODOLOGIA
A aula de artes sobre cores primárias e secundárias será desenvolvida de forma expositiva, dialogada e prática. Será apresentado aos alunos as cores primárias e secundárias com seu respectivos nomes e sinais através de cartazes. Posteriormente será aplicado atividades de assimilação.
Atividades Em sala de aula
1 – Identifique nos cartazes as cores primárias e faça o sinal de cada uma delas
Vermelho
Amarelo
Azul
2- Apresente aos alunos as cores secundárias, fazendo a mistura com as cores primárias.
3 – Observeas palavras em português e ligue as respectivas cores:
4- Identifique na figura abaixo as cores primárias:
 Cartazes com cores primárias;
 Cartazes com cores secundárias;
 Cartazes com nome das cores;
 Cartaz com figura trenzinho colorido;
 Fita adesiva para fixar oscartazes;
E) AVALIAÇÃO
A avaliação será continuada e processual, observando a participação interesse de todos os alunos. Será observado o aproveitamento de cada um, através do desenvolvimento nas atividades.
F) REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
http://www.trabalhosfeitos.com/topicos/plano-de-aula-de-libras/0
http://pt.slideshare.net/JucemarFormigoniCandido/libras-apostilia-instrutoras
http://pt.slideshare.net/ianaj/apostila-libras-8508191
http://www.portalanchieta.com.br/faculdade/planos/pedagogia/5_lingua_brasileira_de_sinais.pdf

ESQUELETO HUMANO - Fundamentos Teo - práticos de Ciências

HISTÓRIA LOCAL - Fundamentos Teo-práticos