Qual O Ciclo Escolhido ?
R: 4º Ano Do Ensino Fundamental I – Segundo Ciclo
2- Quem É O Autor?
R: Fernando Carlo Vedovate - Renata Soares Rodrigues
3- Editora?
R: Cia Editora Nacional
4- Quais Referencias Utilizadas Pelo Autor Para Escrever O Livro?
R: Anexo 1
5- Qual a visão do autor em relação a metodologia utilizada?
R: Acreditamos que seja uma visão construtivista, pois o construtivismo propõe que o aluno participe ativamente do próprio aprendizado, mediante a experimentação, a pesquisa em grupo, o estimulo a dúvida eo desenvolvimento do raciocínio, entre outros procedimentos. A partir de sua ação, vai estabelecendo as propriedades dos objetos e construindo as características do mundo. E o livro oferece, pesquisas ,jogos, brincadeiras, etc.;
6- O livro apresenta influencia ideológicas? Quais?
R: Sim! Piaget e vigotsky Piaget – A Teoria obriga o aluno a participar de seu próprio aprendizado Vigotsky -A Teoria Sociocultural enfatiza o papel dos diálogoscooperativos entre as crianças e os membros mais instruídos dasociedade no desenvolvimento. Ele acredita que a pesquisa de campovaloriza o conhecimento do aluno.;
7- Observe o conteúdo, o que traz para o trabalho em sala de aula.R: O autor trabalha com temas fundamentais como:
Paisagens Natural e modificadas;
Campo e cidade;
População Rural e Urbana do Brasil;
Integração entre Campo e Cidade;
Festas populares;
Administração de municípios;
Estudo de plantas – Áreas urbanas e rural;
Etc..Achamos que os textos são claros, objetivos o conteúdo estaadequado e propões uma visão crítica e reflexiva.
8- Quanto a sua organização, ilustração, mapas, observem se ajuda a configuração de informações coerentes para as crianças, dentro de uma lógica onde exista ordem dos fatos.
R: Acreditamos que sim. O livro é bem ilustrado , não tem muito conteúdo. O professor poderá trabalhar com calma e elaborar muitas atividades para que as crianças assimilem o conteúdo com facilidade e aprendam o que esta sendo proposto.
9- Na opinião do grupo os temas abordados atendem seus objetivos como educadores dentro da sala de aula.
R: Verificando o PCN de Geografia, chegamos a conclusão que o livro atende sim nossos objetivos, pois seu conteúdo está dentro da propostado PCN.10- O livro trabalha com a realidade social, cultural e histórica das crianças.
R:: Acreditamos que sim, pois aborda assuntos do dia-a-dia. Fala sobre a vida no campo e na cidade.
Livros Paradidáticos1
- Observe se o texto é amplamente trabalhado, ou seja, favorece a interdisciplinaridade como apoio para as demais disciplinas.
R: Analisando os textos do livro vimos que são claros ,objetivos, eque poderá dar suporte para outras disciplinas, como: Português,matemática, história, Artes, Ciências, pois as atividades são dinâmicas, do agrado dos alunos.
“O livro didático é um instrumento para o professor, pois é nele queestá a fonte do conhecimento tanto para quem ensina quanto paraquem aprende, contribui para o desenvolvimento e aprendizagem dasociedade, ele não é um livro perfeito que contem todas as resposta,o conteúdo exposto no livro é somente para direcionar o trabalho do profissional”
O Livro paradidático, é o livro que serve para assessorar os professores trazendo conhecimentos específicos como por exemplo os romances, livros de pesquisas etc.
PCN de Geografia
• conhecer a organização do espaço geográfico e o funcionamento da natureza em suas múltiplas relações, de modo a compreender o papel das sociedades em sua construção e na produção do território, da paisagem e do lugar;
• identificar e avaliar as ações dos homens em sociedade e suas conseqü- ências em diferentes espaços e tempos, de modo a construir referenciais que possibilitem uma participação propositiva e reativa nas questões socioambientais locais;
• compreender a espacialidade e temporalidade dos fenômenos geográ- ficos estudados em suas dinâmicas e interações;
• compreender que as melhorias nas condições de vida, os direitos políticos, os avanços técnicos e tecnológicos e as transformações socioculturais são conquistas decorrentes de conflitos e acordos, que ainda não são usufruídas por todos os seres humanos e, dentro de suas possibilidades, empenhar-se em democratizá-las;
• conhecer e saber utilizar procedimentos de pesquisa da Geografia para compreender o espaço, a paisagem, o território e o lugar, seus processos de construção, identificando suas relações, problemas e contradições;
• fazer leituras de imagens, de dados e de documentos de diferentes fontes de informação, de modo a interpretar, analisar e relacionar informações sobre o espaço geográfico e as diferentes paisagens;
• saber utilizar a linguagem cartográfica para obter informações e representar a espacialidade dos fenômenos geográficos;
• valorizar o patrimônio sociocultural e respeitar a sociodiversidade, reconhecendo-a como um direito dos povos e indivíduos e um elemento de fortalecimento da democracia.
Referências Bibliográficas
PAIS, Luis Carlos. Transposição Didática. In: MACHADO, Silvia Dias Alcântara
(Org.). Educação Matemática: uma (nova) introdução. 3. ed. (revisada). São Paulo:
EDUC, 2008. p. 11-48.
PIMENTA, Selma Garrido. A Didática como mediação na construção da identidade
do professor – uma experiência de ensino e pesquisa na licenciatura. In: ANDRÉ,
Marli. E. D. A.; OLIVEIRA, Maria Rita N. S. (Org.). Alternativas no Ensino de
Didática. 9. ed. Campinas: Papirus, 2008.
VALENTE, Wagner Rodrigues. Positivismo e Matemática Escolar dos Livros
Didáticos no Advento da República. São Paulo: Fundação Carlos Chagas –
Cadernos de Pesquisa nº. 109, p. 201-212, março/2000.
VEIGA, Ilma Passos Alencastro. A prática pedagógica do professor de Didática. 2.
ed. Campinas: Papirus, 1992.