sexta-feira, 20 de maio de 2016
PARQUE AUGUSTA - História
Tema: Conhecendo o Parque Augusta
Objetivo: Levar conhecimento aos alunos sobre o Parque Augusta. Sua localização, sua história e importância para a cidade de são Paulo. A luta da população e ativistas para a manutenção, preservação e também sobre os movimentos sociais.
Conteúdo: Material esclarecedor sobre a história, localização, importância e os movimentos Pró-Parque.
Ano: 5º Ano do Ensino Fundamental I
Tempo Estimado: 2 aulas de 50 minutos
Recurso didático: Data Show, pendrive, Cartolina, Canetinhas, tintas tesourinhas, papeis coloridos, cola, recortes de jornais e revistas com figuras de parque e um pedaço de lona ou tecido.
Desenvolvimento:
1ª Etapa- Devido ao fato das crianças não conhecerem o Parque Augusta, por morarem em outra cidade , apresentaremos uma sessão de slides onde mostraremos as maravilhas do Parque, sua utilidade e toda a sua história.
A últimaárea verde livre do centro da cidade de São Paulo, que possui um bosque com arvores remanescentes da mata atlântica, mais conhecido como Parque Augusta, é palco de uma mobilização popular que já dura mais de 40 anos, e que impede a implantação de empreendimentos no interior desse terreno.
O meio ambiente é um elemento fundamental para a nossa sobrevivência. Nele esta o ar que respiramos, o oxigênio, o nosso alimento, o solo que plantamos, a agua que tomamos, a energia que utilizamos, enfim, nele encontramos todos os recursos necessários para a vida do ser humano.
Embora todos saibam da sua importância muitos ainda se omitem em não cuidar dessa fonte natural de sobrevivência, desprezam, poluem, desmatam, agridem e destroem a natureza.
O Parque Augustaé uma propriedade privada, mas com áreas registradas em cartório como públicas - 80% dela não pode, por lei, ser alterada - e que uma parcela significativa da população paulistana quer ver transformada em parque público sem edificações em seu interior, nele existia um colégio que se chamava Colégio Des Oiseauxinstituição educacional das freiras agostinianas, na qual estudaram figuras como a artista e revolucionária Patrícia Galvão,a socióloga Ruth Cardoso e a sexóloga Marta Suplicy.
O Parque Augusta é uma área de 24.000 metros quadrados, delimitada pelas Ruas Augusta, Marquês de Paranaguá, Caio Prado, no centro da Cidade De São Paulo.
Em 1974 cinco nos após o fechamento do parque houve a demolição ilegal do prédio do colégio.Em 2006, o terreno foi adquirido pelo ex-banqueiro (Banco de Crédito Nacional - BCN vendido ao Bradesco) e incorporador Armando Conde (ex-Acisa atual Conde Desenvolvimento Imobiliário), que pretendem construir prédios de apartamentos no parque, derrubando e destruindo a maior parte das maravilhas do parque.
Em 2006,os vereadores Juscelino Gadelha e Aurélio Nomura, propuseram a criação do Parque Municipal Augusta na totalidade do terreno, com o projeto de lei 345/2006. Após intensas pressões de grupos ativistas defensores do Parque Augusta Sem, a Câmara Municipal de São Praulo, aprovou, em duas votações, o Projeto de Lei 345/2006 e enviou a Lei Ordinária Municipal 15.941 ao Prefeito Fernando Haddad, que a sancionou em 23/12/2013, mas o prefeito está demorando muito para. Para cumprir a Lei 15.941,por causa disso, ativistas ocuparam e limparam o terreno do Parque Augusta e o abriram à população paulistana com a oferta de várias atividades. Foi criado o Movimento Parque Augusta sem prédios.
Movimento Parque Augusta Sem Prédios organizou de 01 a 04 de março um evento com várias atrações gratuitas como apresentações musicais, picnics, brincadeiras, oficinas de grafite e stencil, entre outras contra a reintegração de posse do terreno, marcada para dia 04 de março de 2015, com força policial.
A luta dos ativistas e moradores da cidade de São Paulo é intensa e No dia 13 de março de 2015, advogados representantes das construtoras Setin e Cyrela, proprietárias do terreno do Parque Augusta, reuniram-se com o promotor de justiça Sílvio Marques, na sede do Ministério Público do Estado de SP e aceitaram negociar a venda do terreno do Parque Augusta à Prefeitura de São Paulo. Os representantes legais das empresas pediram prazo de duas semanas para arbitrar valores financeiros para a transferência da última área verde do centro da cidade de São Paulo à municipalidade
2ª Etapa- Após a apresentação dos slides com todo o conteúdo história do Parque Augusta, resolvemos dividir a sala em pequenos grupos para que eles conversassem entre si e fizessem uma pequena redação sobre o que conseguiram entender sobre o que viram e ouviram sobre o parque, redação essa, que seria lida por um membro do grupo em voz alta.
3ª Etapa. Após lidas as redações feitas pelos grupos, proponha a sala a colaborar com o movimento do parque, devido sua causa e objetivos tão nobres, que confeccionem um painel e enviem esse painel, juntamente com cartinhas de cada aluno para um dos representantes do movimento, como estímulo e solidariedade a causa. Esse painel poderá ser confeccionado com o fundo em tecido ou um pedaço de lona para que não rasgue e chegue inteiro ao seu destino, poderão utilizar tintas, colagem de figuras, etc. Vai da criatividade da turma.
Referencia Bibliográficas
http://www.fau.usp.br/eventos/parque_augusta/parque%20augusta%20em%20debate%20RELEASE_rev_AD%20e%20AM.pdf
http://www.azoofa.com.br/blog/resenhas/dias-de-luta-a-musica-e-o-parque-augusta-capitulo-1
http://g1.globo.com/sao-paulo/noticia/2015/06/parque-augusta-sera-reaberto-em-1-de-julho-apos-decisao-judicial.html
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