terça-feira, 17 de maio de 2016
Geometria -Fundamentos Teo- Praticos de Matemática
Referência Bibliográficas
M .C. de Farias. Resolu¸c˜ao de Problemas Geom´etricos, Ed. UFMG, Belo Horizonte,
2009.
P. A. F. Machado. Fundamentos de Geometria Plana, preprint, 2010.
A. V. Pogorelov, Geometr´ıa elemental, trad. para o espanhol por Carlos Vega, Ed.
Mir, Moscou, 1974.
M. L. B. de Queiroz & E. Q. F. Rezende, Geometria Euclidia
Necrópole de Gizé. Disponível em:https://pt.wikipedia.org/wiki/Necr%C3%B3pole_de_Giz%C3%A9 Acesso em 22/03/2016
Conceito de Avaliação - Disciplina- Gestão e Avaliação do Processo Educacional
A avaliação é uma tarefa didática necessária e permanente no trabalho do professor, ela deve acompanhar todos os passos do processo de ensino e aprendizagem. É através dela que vão sendo comparados os resultados obtidos no decorrer do trabalho conjunto do professor e dos alunos, conforme os objetivos propostos, a fim de verificar progressos, dificuldades e orientar o trabalho para as correções necessárias.
Avaliar segundo o Aurélio digital (2001) significa: , acesso em: 24 de setembro de
2007.
BOTH, Ivo José. Avaliação planejada, aprendizagem consentida: a filosofia do
conhecimento. 1ª Edição, Curitiba, PR: IBPEX, 2007.
DEMO, Pedro. Avaliação qualitativa. 6ª Edição, Campina, SP: Autores Associados, 1999.
GIL, Antonio Carlos. Didática do ensino superior. São Paulo: Atlas, 2006.
_____________. Como elaborar projetos de pesquisa. 4ª edição, São Paulo. Atlas, 2002.
KRAEMER, Maria Elisabeth Pereira. Avaliação da aprendizagem como construção do saber.
19/07/2006.
LIBÂNEO, José Carlos. Didática. São Paulo: Cortez, 1994. 2ª edição
[...] determinar o valor, o preço ou a importância de alguma coisa. Já avaliação segundo a mesma fonte significa: 1. ação ou efeito de avaliar. - 2. procedimento de cálculo do valor de um bem. - 3. estimativa. - 4. valor determinado por quem avalia.Conforme afirma , ANDRADE¹ Na literatura pedagógica atual que contempla o tema, podemos encontrar autores que propõem formas de realizar a avaliação que não se reduz à valoração de resultados conseguidos pelos alunos. Por isso há definições de avaliação bastante diferentes, e, em alguns casos bastantes ambíguas. Algumas destas chegam a entender que o sujeito da avaliação não deve ser, necessariamente, o aluno, mas, sim, a classe, ou mesmo o professor, ou outros fatores intervenientes que concorreram para um determinado resultado pelo avaliado. No livro Pedagogia da Autonomia, FREIRE menciona que:
Não há docência sem discência Freire aponta que existem diferentes tipos de educadores: críticos, progressistas e conservadores, mas, apesar destas diferenças, todos necessitam de saberes comuns tais como: • conseguir dosar a relação teoria/prática; • criar possibilidades para o(a) aluno(a) produzir ou construir conhecimentos, ao invés de simplesmente transferir os mesmos; • reconhecer que ao ensinar, se está aprendendo; e não desenvolver um ensino de "depósito bancário", onde apenas se injetam conhecimentos (informações) nos alunos! Saber “despertar no aluno a curiosidade, a busca do conhecimento, a necessidade de aprender de forma crítica”. ( FREIRE. 1996 p.26),De acordo com (SANT’ANNA, 1997, p. 31), “Avaliação é um processo pelo qual se procura identificar, aferir, investigar e analisar as modificações do comportamento e atendimento do aluno, do educador, do sistema, confirmando se a construção do conhecimento se processou, seja este teórico (mental) ou prático.”. Dessa forma, para se obter o resultado esperado é necessário utilizar diversas maneiras de avaliar, como:
Avaliação Diagnóstica; Tanto no âmbito geral do curso, como nas ações do professor, é utilizada a avaliação diagnóstica, visando identificar e avaliar o conhecimento que o aluno traz, tanto antes de iniciar o curso, como ao iniciar uma nova prática, mesmo que seja em menor escala, “(...) buscando detectar pré-requisitos para novas experiências de aprendizagem. Permite a averiguar as causas de repetidas dificuldades de aprendizagem.” (SANT’ANA, 1997, p. 33)Avaliação formativa; Alguns educadores utilizam a avaliação formativa, visando identificar se as estratégias e os recursos usadas para ensinar estão tendo resultados positivos, ou seja, se os alunos estão efetivamente aprendendo. Para Perrenoud (1999) esta prática de avaliação pode ser entendida como uma prática "contínua que pretenda melhorar as aprendizagens em curso, contribuindo para o acompanhamento e orientação dos alunos durante todo o seu processo de formação. É formativa toda avaliação que ajuda o aluno a aprender e a se desenvolver, que participa da regulação das aprendizagens e do desenvolvimento no sentido de um projeto educativo”. Avaliação Somativa; Essa modalidade, geralmente, é aplicada ao final de cada período de aprendizado, com o objetivo de medir o conhecimento adquirido pelo educando. Na opinião de (SANT’ANNA, 1997, p. 35), “Sua função é classificar os alunos ao final da unidade semestre ou ano letivo, segundo níveis de aproveitamento apresentados.”. Referências Bibliograficas:
FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia - Saberes Necessários à Prática Educativa Editora Paz e Terra. Coleção Saberes. 1996 36ª Edição. SANT’ANNA, Ilza Martins. Por que Avaliar? : como avaliar? : critérios e instrumentos / Ilza Martins Sant’Anna. – Petrópolis, RJ : Vozes, 1995.Referências Bibliograficas BEHRENS, Marilda Aparecida. O Paradigma emergente e a prática pedagógica. 4ª Edição, Curitiba, PR: Editora Universitária Champagnat. 2005. BLAYA, Carolina. Processo de Avaliação. Disponível em
Apresentação do Blog
Este
blog foi elaborado por alunas do sexto semestre de pedagogia da FMU –
Faculdades Metropolitanas Unidas. Temos por objetivo auxiliar, estudantes de
pedagogia. Nele apresentaremos :
Trabalhos de Conclusão de curso, livros, slides, fotos , slides e vídeos, que
foram confeccionados no decorrer do
nosso curso em todas as disciplinas.
Nosso
grupo é formado quatro jovens senhoras que resolveram estudar após ter
percorrido várias etapas da vida. Nossa perspectiva como educadoras é
contribuir na formação de crianças e
jovens para que se tornem pessoas pensantes, críticos, capazes e ativos, que
possam no futuro se tornar homens de bem.
Você
também encontrará outros trabalhos que foram cedidos gentilmente pelos demais grupos de nossa sala, aos quais
agradecemos grandiosamente.
Esperamos
que gostem e que seja de muita utilidade.
As amadas pedagogas da nossa Sala 5º semestre
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