sexta-feira, 20 de maio de 2016
PROERD - Seminários Avançados em Políticas Públicas
PROERD - Programa Educacional de Resistência as Drogas e a Violência
Em 1992 A Policia Mitilar do Estado do Rio de Janeiro criou a PROERD (Programa Educacional de Resistência às Drogas e à violência.
A Proerd, tem por objetivo , transmitir uma mensagem de valorização à vida.
É um programa eminentemente preventivo, estratégico, tendo como foco principal educar as crianças em seu meio natural, mostrando a importância de se manter longe das drogas. (Lícitas ou Ilícitas) Os profissionais da Proerd acreditam no crescimento e desenvolvimento global de nossas crianças, tornando-se cidadãos críticos, capazes de ajudar no tão sonhado processo de construção de um país melhor
Este programa é aplicado nas escolas públicas e privadas, por Policiais Militares devidamente fardados . É desenvolvido em forma de aulas que são ministradas para os alunos da Educação Infantil e alunos dos 5º e 7º anos do Ensino fundamental.
Nas aulas os policiais fazem: palestras, brincadeiras, jogos e gincanas. O propósito é fazer uma aula bem interativa com uma linguagem simples , que faz com que as crianças se sintam bastante a vontade para falar sobre os seus problemas e assim de alguma maneira tentar resolve-los. Nas aulas os alunos recebem revistas ilustrativas com exercícios, brincadeiras etc.
O programa é dividido de três maneiras:
Proerd – Alunos;
Proerd – Kids;
Proerd – Pais.
O trabalho realizados com adultos (Proerd Pais) é reforçada a importância da amizade e a supervisão dos Pais para com os filhos. A importância do diálogo com confiança.
Este programa tem duração de aproximadamente seis meses sendo uma aula por semana. De acordo com o currículo do programa os alunos, nas aulas compreendem os efeitos das drogas no organismo e quais são as conseqüência de seu uso e as diferentes maneiras de resistir as pressões e a toda e qualquer forma de violência e também possam:
Desenvolver a auto estima;
Aprender a tomar decisões;
Aprender técnicas de como ser seguro;
Adquirir as habilidades e conhecimentos para resistir à pressão dos amiguinhos ou grupos quando do oferecimento de álcool, cigarros ou outras drogas;
Adquirir noções de cidadania;
Construir habilidades de comunicação;
Auxiliar positivamente;
Conhecer as conseqüências dos atos de vandalismo e violência;
Resistir ao envolvimento com gangues;
Aprender a lidar com estresse e resolver conflitos;
Aprender alternativas positivas ao uso de drogas;
Encontrar maneiras de dizer não às drogas;
No término do curso os alunos recebem um certificados de participação do programa.
Em 2002 o Proerd, passou a ser desenvolvidos em todos os estados Brasileiro
E os profissionais que desenvolvem o programa, após um ano de aplicação das aulas nas escolas eles podem freqüentar o Curso Especial para mentores. Este curso habilita o policial a ministrar aulas nos Cursos Especiais de formação de instrutores . A Policia do Estado de São Paulo em acordo firmado, recebeu a incumbência de instalar com D.A.R.E internacional, órgão oficial que coordena o programa em nível internacional, recebeu a incumbência de instalar o programa em todo território nacional. No início do programa a Polícia Militar do Estado de São Paulo teve a participação de policiais Norte-Americanos representantes do D.A.R.E (Drug Abuse Resistance Education) da Califórnia, que deu origem ao Proerd. Esses policiais auxiliaram na elaboração do programa no Estado de são Paulo.
O Proerd já completou 10 anos e é um grande sucesso.
As escola interessadas em aderir ao programa, precisam entrar em contato com DAMC ou com o batalhão da Policia Militar que atende sua região, através de um simples ofício protocolado.
O Programa se inicia no começo de cada semestre.
Referência Bibliográfica
Proerd- Polícia Militar do Estado de São Paulo -Disponível em: Acesso em 22/03/2016
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário