sexta-feira, 27 de maio de 2016

Filmes que assistimos


                                     Título Whiplash em busca da Perfeição


                 O filme relata a história de um professor de música de um conservatório, que se utilizava de estratégias totalmente inadequadas para fazer o aluno chegar à perfeição. Estratégias que provocou a morte de um aluno por enforcamento. Um aluno baterista sofreu os desmandos do professor que o denunciou e o professor perdeu o emprego. Foi participar de um concurso e convidou o aluno baterista a fim de humilhá-lo, mas o baterista que muito havia treinado, deu um show e mostrou ao professor que era capaz de chegar à perfeição. 
                  Direção de Damien Chazelle, lançado em 2014, com 107 minutos de duração
              




Como Estrelas na Terra – Filme Indiano 

O filme relata a história de um menino que tem dislexia, problema de aprendizagem, não consegue aprender ler e escrever, por esse motivo sofre com os pais que desconhecem a doença. Sofre bullying por parte dos colegas e professores.
O pai resolve colocá-lo em uma escola (internato), onde o menino conhece um professor de artes, que na infância também sofria de dislexia e conseguiu controlar a doença e enfrentar os problemas.
O professor descobre que o aluno tem o dom de desenhar e investe no garoto, fazendo exercícios de leitura e escrita.
Com a arte, o menino se transformou. Tornou-se alegre e participativo.
O professor promoveu um concurso de desenho e pintura onde todos se inscreveram e o ganhador teria seu trabalho exposto em um calendário.
Os pais e professores também foram convidados e no dia do concurso o trabalho do menino e do professor foram os melhores.
Todos viram que o garoto era inteligente e capaz, deste modo passaram a respeitá-lo.
No calendário os dois trabalhos foram expostos.
           Direção: Aamir Khan,  lançado em  2007 com  165 minutos de duração.






O Triunfo 
              O Filme relata a história de um professor chamado  Ron Clark sai de sua cidade em que foi bem sucedido com rendimento dos alunos por quatro anos consecutivos e assume o desafio de Ensinar em Nova York.
Quando ele  consegue se empregar em uma escola de bairro humilde, marcado por violência e a maioria das pessoas negras, O diretor diz: Se o rendimento dos alunos não melhorar você será despedido. 
         No primeiro dia de aula o professor tenta propor uma metodologia baseada em regras e é obrigado a conviver com a constante indisciplina dos alunos. Depois disso, ele tenta entender o contexto dos alunos. Através dessa aproximação o professor se depara com diferentes situações inesperadas. Na cultura do estudante indiano, por exemplo, não se podia falar quando os pais estavam conversando. A outra adolescente já era mãe de filhos. Dentre as regras estabelecidas, foi enfatizada a cooperação, partindo do pressuposto que a turma era uma família. 
Mas, os alunos não faziam  as atividades, dormiam na sala, etc. Nessa situação, o professor  começa a conviver com o stress, que o leva a desistir depois de um surto nervoso.
         De tanto gostar do que fazia, o professor decidiu voltar a lecionar, mudando completamente a metodologia de ensino, passando também a se envolver com os alunos fora da sala de aula, com suas brincadeiras, mostrando como se dá o aprendizado, tornando-se aprendiz de seus alunos. Após essas mudanças, as aulas ficam mais interessantes e desafiantes. Os alunos começaram  a se identificar com as aulas. O professor desperta “o sonhar” dos alunos. 
                 Nenhum aluno passou no primeiro exame. Isso o faz adotar também a metodologia da música, o que desperta o interesse de outros alunos da escola, que ficam olhando pela janela. A partir daí nota-se evolução nos estudantes. Em outro momento, o professor  ensina matemática jogando baralho.  Por possuir tamanho amor pela profissão, Clark passa mal em plena aula, por ignorar as recomendações médicas. Ele começa dar aula em vídeo e os alunos ficam atentos. Nesse momento, demonstra o quanto tem domínio de classe em relação ao conhecimento das atitudes peculiares daquela turma de sexta série. Os alunos ainda encontram-se desestimulados para o teste final. Segundo eles:o professor  tenta movê-los pelo desafio, mostrando-lhes que são capazes. A prova representa um momento de nervosismo para os aprendizes.
           Chega enfim o dia das  notas chegar enquanto e os resultados são surpreendentes. Foi uma festa que uniu família, alunos, professor e direção. A menina Shameika foi a melhor do estado, reconhecendo diante de todos o trabalho do professor, ela que fora tão rebelde em aceitá-lo. O futuro da maioria dos alunos foi brilhante conforme relata o filme, e os métodos daquele professor ficaram bastante conhecidos.
sp;    Nenhum aluno passou no primeiro exame. Isso o faz adotar também a metodologia da música, o que desperta o interesse de outros alunos da escola, que ficam olhando pela janela. A partir daí nota-se evolução nos estudantes. Em outro momento, o professor  ensina matemática jogando baralho.  Por possuir tamanho amor pela profissão, Clark passa mal em plena aula, por ignorar as recomendações médicas. Ele começa dar aula em vídeo e os alunos ficam atentos. Nesse momento, demonstra o quanto tem domínio de classe em relação ao conhecimento das atitudes peculiares daquela turma de sexta série. Os alunos ainda encontram-se desestimulados para o teste final. Segundo eles:o professor  tenta movê-los pelo desafio, mostrando-lhes que são capazes. A prova representa um momento de nervosismo para os aprendizes.
            Chega enfim o dia das  notas chegar enquanto e os resultados são surpreendentes. Foi uma festa que uniu família, alunos, professor e direção. A menina Shameika foi a melhor do estado, reconhecendo diante de todos o trabalho do professor, ela que fora tão rebelde em aceitá-lo. O futuro da maioria dos alunos foi brilhante conforme relata o filme, e os métodos daquele professor ficaram bastante conhecidos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário