quarta-feira, 22 de junho de 2016

Portfólio - Geografia



INTRODUÇÃO

Este trabalho destina-se o desenvolvimento de atividades para o 3º ano do Ensino Fundamental I.Os procedimentos didáticos devem ser considerados em ­­­­­conexão com os conteúdos e os modos de aprendizagem dos alunos, considerando a história de cada aluno e sua relação com as atividades desenvolvidas na escola, observando seus trabalhos e seus registros.

AVALIAÇÃO

Entendemos que a palavra avaliar para os alunos remete a um momento de tensão pois para muitos é um momento para a realização de provas e testes, porem os professores devem entender que é um processo natural e continuo que ajuda a identificar problemas de metodologias adotadas bem como saber se os alunos estão assimilando o conteúdo. A avaliação deve ser encarada como uma ferramenta para alcançar o objetivo principal no processo de ensino-aprendizagem.
Para evitar esta prática, devem-se seguir os seguintes princípios:
- Traçar e seguir objetivos claros do que deve ser avaliado. Para se avaliar de forma eficiente, é necessário definir o que será avaliado (aprendizagem, produção textual, comportamento, participação, etc.), como será realizado, e quanto se avaliará.
- Com base nos objetivos propostos, o professor deve desenvolver formas condizentes de avaliação. Um estudo criterioso da forma que será efetuada a avaliação será necessário para o sucesso do processo;
- Faz-se necessário que o docente diversifique os métodos de avaliação. Desta forma, é possível avaliar o aluno de diversos enfoques e suas diversas habilidades. A prática educativa mostra que nem sempre o aluno que tem facilidade em comunicar-se oralmente, consegue textos coerentes e claros, e vice-versa. Nem todo aluno que se dedica, consegue alcançar as metas do trabalho ou ter um bom aprendizado. O aluno com maior facilidade em assimilar os assuntos e as explicações, nem sempre sabe trabalhar em equipe. Em alguns casos, os alunos mais agitados são mais respeitosos e tem mais interesse pela aula do que os alunos mais quietos; apesar do contrário também proceder.
- No processo de avaliação, o professor deve utilizar métodos que sirvam para avaliar os aspectos quantitativos do desempenho dos alunos, assim como usar técnicas que sirvam para avaliar qualitativamente as respostas dos alunos. É necessário que o docente esteja consciente que os métodos de avaliação possuem limitações, que são várias as margens de erro encontradas nos instrumentos de avaliação (provas, testes, etc.) como também no próprio processo (modos como os instrumentos são usados). Questões mal elaboradas, com dupla interpretação ou incoerentes, e até mesmo o tipo de questão, causam erros graves na avaliação de um aluno. É comum encontrar casos em que o aluno compreendeu o assunto, mas na prova não atingiu uma nota equivalente ao seu aprendizado.
Contudo, a principal fonte de erro, é a interpretação inadequada dos resultados. Os instrumentos de avaliação normalmente utilizados, não refletem fielmente o nível de aprendizado do aluno sobre um determinado assunto.

Essa avaliação abordará o que os alunos aprenderam até o momento, usando conhecimentos pertinentes ao cotidiano sempre levando em conta os questionamentos que surgirem, está voltada para a disciplina de Geografia para o 3ºano do Fundamental I.

Objetivos do PCN
conhecer a organização do espaço geográfico e o funcionamento da natureza em suas múltiplas relações, de modo a compreender o papel das sociedades em sua construção e na produção do território, da paisagem e do lugar;
• identificar e avaliar as ações dos homens em sociedade e suas consequências em diferentes espaços e tempos, de modo a construir referenciais que possibilitem uma participação propositiva e reativa nas questões socioambientais locais;
• compreender a espacialidade e temporalidade dos fenômenos geográficos estudados em suas dinâmicas e interações;
• compreender que as melhorias nas condições de vida, os direitos políticos, os avanços técnicos e tecnológicos e as transformações socioculturais são conquistas decorrentes de conflitos e acordos, que
ainda não são usufruídas por todos os seres humanos e, dentro de suas possibilidades, empenhar-se em democratizá-las;
• conhecer e saber utilizar procedimentos de pesquisa da Geografia para
compreender o espaço, a paisagem, o território e o lugar, seus processos de construção, identificando suas relações, problemas e contradições;
• fazer leituras de imagens, de dados e de documentos de diferentes fontes
de informação, de modo a interpretar, analisar e relacionar informações obre o espaço geográfico e as diferentes paisagens;
• saber utilizar a linguagem cartográfica para obter informações e representar a espacialidade dos fenômenos geográficos;
• valorizar o patrimônio sociocultural e respeitar a sociodiversidade reconhecendo-a como um direito dos povos e indivíduos e um elemento de fortalecimento da democracia.
3ºano- Ensino Fundamental
Duração: 1 Bimestre = 8 aulas (sendo 1 por semana)

Objetivo Geral: Facilitar a construção de uma noção e conhecimento geográfico e histórico, apresentando a cultura do bairro, cidade, estado e até mesmo país suas tradições e histórias que agregaram valores na formação de cada um deles, formando também um cidadão critico que se interesse pela pesquisa em áreas geográficas e históricas e que valorize cada cultura.

Objetivo especifico: Trabalhar a competência de percepção das escalas geográficas dos fenômenos que se expressam na paisagem local, mas que possuem outra abrangência.

AULAS
Aula 1
Tema:A existência de diversos bairros
Duração: 45 minutos
Aula: Elaborar uma roda de conversa para que as crianças expressem conhecimentos prévios sobre o bairro onde estudam e moram. No decorrer da aula apresentar o bairro da escola, a origem do seu nome e citar que nesse local existiu importantes pessoas e acontecimentos. Entregaremos folhas com figuras diversas e pediremos para que cada aluno reconheça o que pertence ao seu bairro.

Objetivo:Identificar características do local em que moram.

(Segue em anexo)

Aula 2
Tema :Mudanças na paisagem e local
Duração : 45 minutos
Descrição: Apresentar para os alunos imagens diversas sobre o bairro e pedindo para que façam uma análise comparativa do antigo para o atual. Cada um receberá argila para modelar o seu bairro. A proposta será modelar algo que tenha aparecido na foto do bairro atual, podendo ser: escola; ônibus; casas, entre outros. Logo em seguida entregaremos uma folha em branco para que os alunos desenham e escrevam o que gostariam de ver em seu bairro.

Objetivo : Identificar as características do local em que se vive; reconhecer o bairro onde mora; compreender os elementos que compõe um bairro bem como seu significado.
(segue anexo)

Aula 3
Duração : 45 minutos

Descrição :Vamos propor que cada aluno monte um diário , contendo informações sobre o bairro , pedir para que os alunos pesquisem em casa sobre a origem de sua família e porque escolheram aquele bairro para estudar ou morar , há quanto tempo moram na região e anotar toda informação recebida.

Objetivo : Estimular curiosidades que levem os alunos a fazerem pesquisas e entenderem o motivo de certas escolhas.



Aula 4
Tema: explorando a região
Duração : 45 minutos
Descrição: Visita de campo. Leva-los ao parque aclimação e apresentar informações de que ali no local eram realizadas pesquisas cientificas, os alunos podem recolher e levar alguns tipos de planta para colocar no diário. Em seguida em sala pedir para que contem em uma roda de conversa o que observaram durante a visita
Objetivo: Trabalhar a área da percepção sobre diferentes espaços geográficos .

Aula 5
Tema: As variedades de informações do bairro
Duração: 45 minutos
Descrição : Propor uma atividade de artes , pedindo para os alunos desenharem o bairro no papel pardo. Reunir todas as informações e auxiliar os alunos na montagem desse diário. No diário deve conter o histórico do bairro , pesquisas realizadas com a família, imagens coletados da internet , desenhos e alguns matérias recolhidos na visita ao parque. Para a avaliação realizaremos uma roda de conversa entre os alunos , pedir para que eles troquem os diários e comentem o que encontraram de diferente no diário do colega. Será feita uma avaliação diagnostica através da observação. Por fim  compartilharemos o conhecimento por expor o diário na escola e deixar uma folha em branco do diário para que todos que quiserem anotar ou acrescentar alguma informação possa fazer isso.
Objetivo : Desenvolver habilidades de organização e criatividade.

Aula 6
Tema: Trabalhando a leitura
Duração : 45 minutos

Descrição : Iremos trabalhar a leitura em roda , vamos ao pátio, e sentaremos em roda, cada criança irá ler uma parte do livro, e após a leitura distribuiremos alguns objetos para que a criança associe e atribua um significado a história lida.

Objetivo: Desenvolver a  verbalização através do que foi proposto

Aula 7
Trabalhando o livro: Chapeuzinho vermelho (A verdadeira história)
Duração : 45 minutos

Aula: O livro traz algumas informações sobre que diferentes caminhos podem levar ao mesmo lugar, alguns mais rápidos que outros devido a distância e obstáculos no local. Aproveitaremos essa história para refletirmos sobre o perigo de escolher caminhos desconhecidos eque podem existir outras versões, que procuremos perceber o “outro lado” de uma história, a “outra face da moeda”…Entregaremos uma folha para que o aluno desenhe um mapa do percurso que faz de casa até a escola e pediremos para que relatem o que poderia acontecer caso mudassem a rota.
Objetivo: Estimular a observação referente aos diversos locais para se chegar a um destino e os pontos negativos e positivos de escolher determinados caminhos


Aula 8 e avaliação do livro
Duração : 45 minutos

Objetivo: Desenvolver através da avaliação a forma de associação que a criança obteve no decorrer das aulas.

De acordo com o livro que lemos,responda as questões :
1) Circule três personagens que fazem parte da história:
LOBO
GATO
CACHORRO
AVÓ
PAI
2) O que aconteceu com a avó de Chapeuzinho depois dela ter dado atenção ao lobo?
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
3) O que poderia ter evitado essa situação?
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
4) Complete:
Para chegarmos a determinado lugar com segurança, precisamos escolher o caminho mais _____________ (perto, longe, conhecido)
5). Desenhe os dois caminhos que chapeuzinho podia escolher.

6). Ao que e a quem podemos pedir ajuda para chegar em algum lugar. Marque com um X.
( ) Adultos
( ) Mapas
( ) Internet
( ) Estranhos na rua





ANEXOS ( aula 1,2)


                         




ANEXOS (QUESTÕES) 

01- Explique a diferença entre os conceitos de testar, medir e avaliar. Exemplifique.
R: Dentro do processo de ensino-aprendizagem existem diferentes termos utilizados no que se refere ao rendimento escolar do aluno. Entre eles estão o testar que deve ser utilizado de maneira limitada, pois os testes podem ser aplicados somente para verificar o desempenho do aluno. Cabe ao educador saber aplicar de maneira correta os testes, sabendo que nem todos os resultados do ensino podem ser avaliados somente através de testes.
O termo medir é utilizado para determinar a quantidade, a extensão ou até mesmo o grau de alguma coisa, tendo por base um sistema de unidades e devido a sua objetividade e praticidade se torna um dos recursos mais utilizados na educação, porém não pode ser o único.
Já o termo avaliar passou a ser o mais utilizado na educação por abranger vários aspectos importantes sobre a aprendizagem do aluno que trabalhados de maneira correta podem ajudar na identificação de possíveis dificuldades que o aluno possa ter. A avaliação por ter um sentido amplo pode trabalhar utilizando os testes e o medir para compor o processo interpretativo que o termo possui, trabalhando corretamente cada aluno.
2- Relacione e explique com suas palavras os princípios básicos que devem nortear a avaliação do processo ensino-aprendizagem.
R: O princípio básico para uma aprendizagem significativa requer certos cuidados. Avaliar o aluno é de extrema importância desde que exista um planejamento e que nele seja estabelecido uma avaliação contínua, podendo sofrer alterações de acordo com as necessidades que possam surgir. A avaliação deve ser utilizada em benefício do aluno, servindo para orientá-lo através de um olhar atento as necessidades de cada aluno.
3- Elabore a partir dos conceitos utilizados a sua definição de avaliação do processo ensino aprendizagem.
R: A avaliação no processo ensino aprendizagem não deve ser feita com a intenção de promover o aluno de uma série para a outra. Deve-se levar em consideração toda a bagagem de conhecimentos que o aluno já possui para que ele consiga através de orientações se desenvolver ao longo do período acadêmico. É de extrema importância que o professor tenha um olhar investigativo e atento para com seus alunos para que através
do mesmo, ele possa identificar possíveis dificuldades que muitas vezes levam o aluno a perder o interesse, tornando a aprendizagem ainda mais difícil.
4- Identificar a estrutura de um portfólio voltado para a educação
A estrutura do portfólio trabalha diferentes áreas do conhecimento, o aluno junto com o professor seleciona o melhor trabalho e participa da avaliação; o portfólio deve reunir as atividades que o estudante considera relevantes, escolhidas depois de uma análise feita com a ajuda do professor. O critério de escolha, vale lembrar, não pode ser apenas o da excelência. O que importa, é selecionar trabalhos que demonstrem a trajetória da aprendizagem.

5- Quais as vantagens de se trabalhar por meio do portfólio?
Possibilidade do aluno refletir sobre seu próprio aprendizado e avaliá-lo com o professor. Explicação, pelo estudante, da natureza do trabalho realizado e que tipo de desenvolvimento esta tarefa possibilitou; fornecimento de feedback para os estudantes, pelo professor. Os professores melhoram sua habilidade de avaliar os alunos; É interessante que o portfólio contenha um diário reflexivo para o aluno registrar pensamentos, sentimentos, auto avaliação de crescimento ao longo de sua experiência naquela disciplina.

6- Por que e para que trabalhar com o portfólio?
Ajudar os estudantes a desenvolver a habilidade de avaliar seu próprio trabalho e desempenho, articulando-se com a trajetória do seu desenvolvimento profissional, além de oportunizar a documentação e registro de forma sistemática e reflexiva. Através dos portfólios, o professor instaura o diálogo com cada aluno de forma individualizada, pois os alunos devem sempre estar com seus portfólios documentando suas aprendizagens, sendo assim o aluno é estimulado a tomar decisões.

Características de um bom instrumento de medidas.
Validade: É definida como a exatidão com que um instrumento mede o que pretende medir.
Validade de conteúdo ou curricular: Refere-se ao grau de concordância entre o instrumento de medida e os objetivos e conteúdo do plano de ensino.
Validade de construto: Está presente basicamente nos testes psicológicos, pois refere-se à expressão em que um teste fornece informações sobre um determinado traço ou característica do indivíduo.
Validade concorrente: É a relação entre os resultados de um teste e os resultados obtidos simultaneamente através de outro critério de conduta que mede o mesmo desempenho.
Validade preditiva: É o grau de correção entre os resultados de uma testagem e de outras medidas do desempenho obtidas independentemente (critério), sendo correlacionado para fins de predição. O aspecto básico no estabelecimento da validade preditiva de um instrumento é o critério, porque esse tipo de validade é expresso em termos do coeficiente de correlação entre o status predito e critério.

Fidedignidade: Procura exprimir o resultado da forma mais exata possível, é determinada pela constância dos resultados (valor verdadeiro).


REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:




Trabalho realizado pelas alunas :  
ALINE RODRIGUES
DAYANA OLIVEIRA
ELIANA CAMPOS
GISELE SILVA
GIOVANNA JORGE
ILA CAMPOS
NUBIA SOUSA
KIMBERLY SANTOS

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