sábado, 28 de maio de 2016

Projeto Avental - Contação de História

Tema: Projeto Avental: Contação de história do livro “Chapeuzinho amarelo”.

Público alvo:

Educação infantil 5 anos (2º ano).

Objetivo:

Levar aluno, através da contação da história do livro “Chapeuzinho amarelo”, a lidar com as situações simples do cotidiano, e identificar seus medos interiorizados. Possibilitando o aluno, a desenvolver seu imaginário de modo satisfatório e estruturado. Através da história, a criança perceberá que seus medos interiorizados podem ser vencidos, tendo o exemplo da personagem Chapeuzinho amarelo, que aprendeu a lidar com os medos imaginários. Temos a contação da história, uma importante ferramenta no trabalho pedagógico.

Recursos materiais:

Avental

Livro, Sulfite, Cartolina, Lápis de cor. e Canetinha

1- Etapa.

Será realizada uma roda de conversa para explicar aos alunos, como será contada a história. Mostrando o avental, o livro e as figuras dos personagens.

2- Etapa.

Será contada a história com avental, mostrando as imagens ilustrativas do livro, e distribuindo as figuras dos personagens para cada aluno. As figuras serão coladas pelos alunos, no decorrer da história. Isso ocorrerá, no momento que aparecer o personagem na contação da história, o aluno levantará e colocara o personagem no avental.

  
3- Etapa.

Após o termino da história, será entregue uma folha de sulfite para cada aluno, onde será pedido para que o mesmo desenhe o momento mais marcante da história, que ligue de alguma forma o seu medo imaginário.

Avaliação.


A forma de avaliação se obterá, através da atividade realizada pelos alunos, onde serão guardadas para registro. 


Agradecemos as nossas colegas:
 ANDRESSA ALVES AVELAR –
 GISELE MEDEIROS 
 •SUELI APARECIDA DE FREITAS CHURCHILL – 
 VIVIANE DUO SILVA – 
Por permitirem a publicação deste trabalhos. Muito Obrigada!

PROGRAMA PARA EDUCAÇÃO INFANTIL-PROINFÂNCIA E PROINFANTIL






























sexta-feira, 27 de maio de 2016

Modernistas em férias com Lobato - Fundamentos Téo- Práticos da Língua Portuguesa


                                                                    



Este trabalho foi realizado na Disciplina Fundamentos Teo-Práticos da Língua Portuguesa. Estudamos sobre Monteiro Lobato suas obras e sua participação em todo processo literário em nosso País.  Conhecemos suas cartas e para fechamento  deste estudo fizemos um livro de pano, cujo tema e´ Modernistas e Lobato em férias. 
                            O conteúdo do livro, aborda os Gêneros Literários.
A Literatura é uma manifestação artística difícil de ser conceituada. Para nos ajudar a melhor entendê-la, Aristóteles, em sua Arte Poética, definiu aquilo que chamamos de gêneros literários. Portanto, é interessante observar que a história da teoria dos gêneros pode ser contada a partir da Antiguidade greco-romana, quando também surgiram as primeiras manifestações poéticas da cultura ocidental.

Os gêneros literários reúnem um conjunto de obras que apresentam características análogas de forma e conteúdo. Essa classificação pode ser feita de acordo com critérios semânticos, sintáticos, fonológicos, formais, contextuais, entre outros. Eles se dividem em três categorias básicas: gêneros épico, lírico e dramático. Vale salientar também que, atualmente, os textos literários são organizados em três gêneros: narrativo, lírico e dramático.











Estas são capas de livros confeccionados por nossa colegas de
 classe que gentilmente nos autorizaram postá-las.






























Estas são algumas capas confeccionadas pelas nossas colegas de sala.